Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Boa noite

Passo a citar a informação que o professor António Barbosa me fornecer hoje acerca da Unidade de Psicopatologia:

"As aulas práticas começarão no dia 7 na Clínica Universitária de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria para as turmas 1 e 3. Os alunos devem-se juntar na sala de espera no Piso 1 às 13h e o Dr. José Godinho entrará em contacto. A turma P2 deverá estar no átrio do Piso 3 às 13h e eu entrarei em contacto.Os alunos deverá comparecer a 2/3 das práticas, cujas presenças são sempre registadas e não deverão “saltitar” de turma para turma, pelas razões que detalhadamente explicitámos na primeira aula. Se se verificar entretanto alguma incompatibilidade do horário o aluno deverá fazer uma troca. Em relação às aulas práticas os alunos deverá fazer um pequeno trabalho prático, podendo escolher entre três possibilidades:

1. Observação naturalística de uma relação mãe-filho de um acriança até aos 12 meses de idade, tal como foi demonstrado na aula do dia 28.

2. Entrevista a uma criança em idade escolar, entre os 6 e os 12 anos, que apresente qualquer problema psicopatológico, mesmo de intensidade moderada. Sugere-se uma entrevista à criança, a um progenitor e eventualmente à professora, se for esse o contexto.

Os trabalhos 1 e 2 são totalmente individuais e é o aluno que deve procurar as pessoas para observar ou entrevistar.

3. Entrevista a um adolescente internado num Serviço de Psiquiatria, com o objectivo de efectuar uma história e um diagnóstico diferencial. Dada a limitação de doentes a entrevista será de grupo (máx. 4-5 pessoas) e o grupo deve contactar com o Prof. Marco Paulino que apresentará o doente ao grupo.

Os alunos deverão manifestar que tipo de trabalho desejam efectuar aos respectivos docentes depois das férias da Páscoa e o trabalho escrito deve ser entregue aos respectivos docentes duas semanas antes de terminar a disciplina. "

Marisa

Sem comentários:

Enviar um comentário