Trabalhos

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

 Conservação da substância, do volume e dissociação peso - volume (Inês Alves, Mariana Mendonça e Rita Figueiredo)
- Provas de Classificação (Joana Teixeira, Rita Ferreira, Mariana Fernandes e Sara Mourinha)
- Provas de Classificação (Andreia Alves, Ivonne Zuzuarte e Susana Gomes)
Prova de Número: coordenação entre afirmações e negações (Carina Gomes, Diana Marcos e Vanessa Rodrigues)

Psicofisiologia

 - O Neurónio (Andreia Pereira, Miguel Borges e Teresa Gil - p2)
Atenção (Bárbara Pereira, Catarina Pires e Inês Reis)
Atenção (Inês Valente, Joana Serpa e Rita Silva)

Social


Biased assimilation and attitude polarization: the effects of prior theories on subsquently considered evidence (Ana Rita Lampreia, Cristina Ferreira, Joana Macedo, Soraia Felizardo e Vanda Gomes.)


Categorization by Race: The Impact of Automatic and Controlled Components of Racial Prejudice (Alice Várzea, Joana Teotónio, Leonor Silva e Rita Martins)

Ficha de Leitura: Biased Assimilation and Attitude Polarization: The Effects of Prior Theories on Subsequently Considered Evidence






1º Semestre

Temas de Psicologia Social
Thinking About Persons (Soloman E. Asch & Henri Zukier) - Ana Ferreira, Catarina Luz, Inês Silva e Leonor Silva


Primeiras Impressões: Making Up Your Mind After a 100-Ms Exposure to a Face - Rita Lampreia, Inês Raposo, Inês Reis e Teresa Gil

Accuracy of Judgements of Sexual Orientation From Thin Slices of Behavior - Andréia Bóias, Elisabel Barcelos, Patrícia Maia e Sara Ferreira (Anexo: Guião do trabalho)


Social Roles, Social Control and Biases in Social-Perception Processes - Mafalda Ramalho, Mariana Paiva, Marta Silva e Maria Fonseca

First Impressions: Making Up Your Mind after a 100-Ms Exposure to a Face - Mariana Pereira, Marisa Esteves e Marta Bento

Imagination Inflation - Inês Murteira, Miriam Nunes, Sílvia Sousa e Tiago Cabaço

Falsas Crenças - Bárbara Oliveira, Joana Correia e Nádia Horta

Ripple effects in memory - Caroline Martins, Rita Silva, Sara Frade e Sílvia Santos

Ripple effects in memory - Andreia Alves, Inês Reis, João Soares, Ana Rita Oliveira e Sandra Miranda.




Adaptação e Desenvolvimento Pessoal no Ensino Superior
Exercícios do módulo "Gestão do Stress" 
Fichas dadas ao longo do módulo sobre Stress:

Orientações para elaboração do portefólio sobre a criatividade




Neuropsicologia

O Neurónio - trabalho de Inês Raposo, Inês Reis e Teresa Gil
O Neurónio - trabalho de Ana Rodrigues, Ana Farias, Carla Cardiga e Marco Schaap (Anexos: Vídeo 1 e Vídeo 2)
Neurotransmissão - trabalho de Cláudia Pedro, Flávia da Conceição e Joana Dias (Anexos: vídeo Neural Synapse e vídeo Neurotransmissores)
Neurotransmissão - trabalho de Ana Oliveira, Andreia Pereira, Sara Costa e Lúcia Barrela (p3)
Memória e Envelhecimento - trabalho de Joana Florêncio, Marta Santos, Tânia Soares e Telma Marques.
Sono e Vigília - trabalho de Ana Sousa, Ana Lopes, Andreia Bóia e Angélica Mesquita.
Sono e Vigília - trabalho de Catarina Reis e Joana Teotónio.
Sistemas do Comando Motor - trabalho de Daniela Marques, Diana Marcos, Liliana Alves, Mafalda Nunes e Pedro Taborda
Sistema Visual - trabalho de Inês Murteira, Mariana Fernandes, Marta Bento e Sara Mourinha
Sistema Visual - trabalho de Ana Marta Valadas, Mariana Pereira, Marisa Esteves, Sara Loios
Sistema Visual - trabalho de Carina Pato, Sofia Santos, Cláudia Pascoal, Mariana Homem e Mónica Carvalho
Sistema Visual - trabalho de Abraham Telo, Miriam Nunes e Sílvia Sousa
Fisiologia da Audição - Daniela Marques, Rita Chaveiro, Margarida Espírito Santo e Mariana Dias
Sistema Auditivo - André Castro, Catarina Luz, Inês Silva e Joana Serpa
Sistema Nervoso Autónomo e Estruturas Cerebrais - Motivação e emoção (Lúcia Pereira, Maria Dias e Rafaella Nicolas)
Linguagem (Patrícia Maia, Sara Ferreira, Sílvia Vilas e Vanessa Rodrigues)




Introdução à Psicologia do Desenvolvimento

Orientações para o trabalho individual:
Elaboração de um relatório de uma aula prática à escolha até dia 17 de Dezembro, para pesar 10% na avaliação final. O relatório deve abordar portanto, o tema, ou temas, apresentados na aula escolhida, fazendo uma síntese dos conceitos abordados. Pode recorrer a fundamentação em textos e conter uma reflexão pessoal crítica. Não deve exceder as 1000 palavras.

Orientações para o trabalho de grupo:
O Prof. J. Moreira, à medida que vai escrevendo as linhas orientadoras para cada texto, vai disponibilizando na sua página pessoal os mesmos. A entrega do relatório escrito deverá ser feita até duas semanas após a apresentação do trabalho na aula prática.


Calendário de apresentações


Apresentações

Conceitos
História
Trabalho P4 (Ivonne Zuzarte, Flávia Valente e Soraia Felizardo. As colegas avisam que o trabalho se encontra muito esquematizado e apenas com os principais tópicos, pelo que depois nos enviam a parte escrita desenvolvida).

Tema 3 
Maturacionais
Trabalho P1 (Joana Teixeira, Mariana Fernandes, Rita Ferreira e Sara Mourinha)
Trabalho P2 (Inês Raposo e Rita Lampreia)



Dinâmicos
The separation-individuation test of adolescence (Ana Rodrigues, Patrícia Costa e Sílvia Cardoso)
The separation-individuation test of adolescence (Ana Catarina Reis, Ana Filipa Ferreira, Joana Teotónio e Inês Valente)

Attachment security and adjustment to school in middle childhood (Marta Valadas, Joana Serpa, Maria Alves, Sara Loios e Teresa Barradas)


Temas 6 e 7
Construtivistas

Contextuais 
Orientação: Profª Sara Bahia

- Grupo 08: Texto de Vygotsky - O artigo sobre Vygotsky é o primeiro, de Carolina de Sousa. No mesmo documento têm o artigo do Professor Orlando Lourenço que pode ter informação complementar.

- Grupo 09: Texto de Bronfenbrenner - Artigos de apoio: Bronfenbrenner e Rogoff



- P1 Vygotsky (Filipa Teixeira, Pedro Oliveira, Sílvia Santos e Teresa Gil)

- P3 Vygotsky (Andreia Sofia Santos e Cláudia Pascoal)

- Vygotsky (Carina Pato, Andreia Bóia, Angélica Mesquita e Mónica Carvalho)

- Bronfenbrenner (Ana Rita Sousa, Cristina Ferreira, Inês Murteira e Raquel Simplício)

- Bronfenbrenner (Catarina Luz e Inês Silva)

- Bronfenbrenner (David Guedes, Inês Simões, Joana Correia e Rita Nogueira)


Tema 10
Investigação

Métodos de Investigação (Inês Ribeiro e Mariana Homem)



Avaliação




Cognição Visual
Guias para a realização dos posters científicos na UC Cognição Visual:

1) Um guia de construção de Posters para Estudantes de Manuel João Costa; Universidade dos Açores, Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento:
http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/guiaposter.pdf

2) Lorenzoni, P.J.; Souza,R.; Kohara, S.; França, J.C.; Rodrigues, G.A.; Carvalho, J.G. (2007). O Pôster em Encontros Científicos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 304 31 (3) : 296 – 303 

Site com templates de posters pré-definidos para download: http://www.posterpresentations.com/html/free_poster_templates.html



A primeira pergunta sobre a atenção será lançada entre a próxima semana (de 25.Out)  e a seguinte. O professor vai informar acerca da bibliografia básica, mas têm de procurar complementá-la com mais informação de outras fontes bibliográficas. Não se podem limitar à bibliografia básica.


Trabalhos de grupo:
- Moving towards solutions to some enduring controversies in visual search (Mafalda Nunes e Maria Dias)
- Late maturation of visual space integration in humans; Human development of perceptual organization (Cláudia Pedro, Daniela Marques e Liliana Alves)
 - The Philosophy and the Approach (Sílvia Sousa e Vanessa Rodrigues)
 - Organização Perceptiva (Dorina Mendonça e Vanessa Coelho)
 - The Theory of Information Pickup and Its Consequences (Bárbara Pereira e Inês Ribeiro)
 - Attentional capture and inattentional blindness (Angélica Mesquita e Catarina Gomes)
- Category-especific recognition impairments for living and nonliving things (Ana Espírito Santo, Diogo Oliveira e Marco)
- Learning to see faces and objects (Lúcia Pereira e Soraia Felizardo)




Neurobiologia do Comportamento

Sistema Sensorial Somático (Inês Murteira, Mariana Fernandes, Miriam Nunes e Sara Mourinha)
Sistema do Hipocampo e Plasticidade Sináptica (Carina Gomes, Diana Marcos, Flávia da Conceição e Vanessa Rodrigues)
Córtex Motor e a Neurobiologia dos Movimentos (Bárbara Oliveira, Diogo Oliveira, Joana Correia, Jorge Miguel e Nádia Horta)
Sistema do Hipocampo e Plasticidade Sináptica (Carina Pato, Mariana Homem, Raquel Simplício e Rita Silva)




Psicologia das Relações Pessoais
Prazos de entrega dos trabalhos:

Individual e de grupo - 1ª época: 23.Dezembro
                                   2ª época: 24.Janeiro




Análise Exploratória de Dados Multivariados

Análise Classificadora Hierárquica (Ana Rita Sousa, Débora, Teresa)


Análise exploratória da evolução do auto-conceito nos adolescentes através de modelos probabilísticos de classificação hierárquica (Ana Raquel Jorge e Madalena Gomes)


Applying Cluster Analysis in Counseling Psychology Research (Andreia Aguiar, Andreia Catarino e Tânia Martins)

Análise de Clusters (Catarina Luz e Inês Silva)