Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
- Provas de Classificação (Joana Teixeira, Rita Ferreira, Mariana Fernandes e Sara Mourinha)
- Provas de Classificação (Andreia Alves, Ivonne Zuzuarte e Susana Gomes)
- Prova de Número: coordenação entre afirmações e negações (Carina Gomes, Diana Marcos e Vanessa Rodrigues)
Psicofisiologia
- Atenção (Bárbara Pereira, Catarina Pires e Inês Reis)
- Atenção (Inês Valente, Joana Serpa e Rita Silva)
Social
- Biased assimilation and attitude polarization: the effects of prior theories on subsquently considered evidence (Ana Rita Lampreia, Cristina Ferreira, Joana Macedo, Soraia Felizardo e Vanda Gomes.)
- Categorization by Race: The Impact of Automatic and Controlled Components of Racial Prejudice (Alice Várzea, Joana Teotónio, Leonor Silva e Rita Martins)
- Ficha de Leitura: Biased Assimilation and Attitude Polarization: The Effects of Prior Theories on Subsequently Considered Evidence
1º Semestre
Temas de Psicologia Social
Thinking About Persons (Soloman E. Asch & Henri Zukier) - Ana Ferreira, Catarina Luz, Inês Silva e Leonor Silva
Forming impression of personality. Journal of Abnormal and Social Psychology (Asch) - José Matias, Mara Alves e Susana Gomes
Primeiras Impressões: Making Up Your Mind After a 100-Ms Exposure to a Face - Rita Lampreia, Inês Raposo, Inês Reis e Teresa Gil
Accuracy of Judgements of Sexual Orientation From Thin Slices of Behavior - Andréia Bóias, Elisabel Barcelos, Patrícia Maia e Sara Ferreira (Anexo: Guião do trabalho)
Spontaneous Trait Inferences Are Bound to Actor´s Faces: Evidence From a False Recognition Paradigm - Ana Rita Sousa, David Guedes e Mónica Carvalho
Social Roles, Social Control and Biases in Social-Perception Processes - Mafalda Ramalho, Mariana Paiva, Marta Silva e Maria Fonseca
First Impressions: Making Up Your Mind after a 100-Ms Exposure to a Face - Mariana Pereira, Marisa Esteves e Marta Bento
Imagination Inflation - Inês Murteira, Miriam Nunes, Sílvia Sousa e Tiago Cabaço
Falsas Crenças - Bárbara Oliveira, Joana Correia e Nádia Horta
Ripple effects in memory - Caroline Martins, Rita Silva, Sara Frade e Sílvia Santos
Ripple effects in memory - Andreia Alves, Inês Reis, João Soares, Ana Rita Oliveira e Sandra Miranda.
Adaptação e Desenvolvimento Pessoal no Ensino Superior
Exercícios do módulo "Gestão do Stress"
Fichas dadas ao longo do módulo sobre Stress:
Orientações para elaboração do portefólio sobre a criatividade
Fichas dadas ao longo do módulo sobre Stress:
- Análise de Projectos pessoais de vida - frente e verso
- Vulnerabilidade ao stress - download
- MBI - SS - download
- Resumo de alterações ao longo da vida - frente e verso
- SEI
Orientações para elaboração do portefólio sobre a criatividade
Neuropsicologia
O Neurónio - trabalho de Inês Raposo, Inês Reis e Teresa Gil
O Neurónio - trabalho de Ana Rodrigues, Ana Farias, Carla Cardiga e Marco Schaap (Anexos: Vídeo 1 e Vídeo 2)
Neurotransmissão - trabalho de Cláudia Pedro, Flávia da Conceição e Joana Dias (Anexos: vídeo Neural Synapse e vídeo Neurotransmissores)
Neurotransmissão - trabalho de Ana Oliveira, Andreia Pereira, Sara Costa e Lúcia Barrela (p3)
Memória e Envelhecimento - trabalho de Joana Florêncio, Marta Santos, Tânia Soares e Telma Marques.
Sono e Vigília - trabalho de Ana Sousa, Ana Lopes, Andreia Bóia e Angélica Mesquita.
Sono e Vigília - trabalho de Catarina Reis e Joana Teotónio.
Sistemas do Comando Motor - trabalho de Daniela Marques, Diana Marcos, Liliana Alves, Mafalda Nunes e Pedro Taborda
Sistema Visual - trabalho de Inês Murteira, Mariana Fernandes, Marta Bento e Sara Mourinha
Sistema Visual - trabalho de Ana Marta Valadas, Mariana Pereira, Marisa Esteves, Sara Loios
Sistema Visual - trabalho de Carina Pato, Sofia Santos, Cláudia Pascoal, Mariana Homem e Mónica Carvalho
Sistema Visual - trabalho de Abraham Telo, Miriam Nunes e Sílvia Sousa
Fisiologia da Audição - Daniela Marques, Rita Chaveiro, Margarida Espírito Santo e Mariana Dias
Sistema Auditivo - André Castro, Catarina Luz, Inês Silva e Joana Serpa
Sistema Nervoso Autónomo e Estruturas Cerebrais - Motivação e emoção (Lúcia Pereira, Maria Dias e Rafaella Nicolas)
Linguagem (Patrícia Maia, Sara Ferreira, Sílvia Vilas e Vanessa Rodrigues)
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
Apresentações
O Neurónio - trabalho de Ana Rodrigues, Ana Farias, Carla Cardiga e Marco Schaap (Anexos: Vídeo 1 e Vídeo 2)
Neurotransmissão - trabalho de Cláudia Pedro, Flávia da Conceição e Joana Dias (Anexos: vídeo Neural Synapse e vídeo Neurotransmissores)
Neurotransmissão - trabalho de Ana Oliveira, Andreia Pereira, Sara Costa e Lúcia Barrela (p3)
Memória e Envelhecimento - trabalho de Joana Florêncio, Marta Santos, Tânia Soares e Telma Marques.
Sono e Vigília - trabalho de Ana Sousa, Ana Lopes, Andreia Bóia e Angélica Mesquita.
Sono e Vigília - trabalho de Catarina Reis e Joana Teotónio.
Sistemas do Comando Motor - trabalho de Daniela Marques, Diana Marcos, Liliana Alves, Mafalda Nunes e Pedro Taborda
Sistema Visual - trabalho de Inês Murteira, Mariana Fernandes, Marta Bento e Sara Mourinha
Sistema Visual - trabalho de Ana Marta Valadas, Mariana Pereira, Marisa Esteves, Sara Loios
Sistema Visual - trabalho de Carina Pato, Sofia Santos, Cláudia Pascoal, Mariana Homem e Mónica Carvalho
Sistema Visual - trabalho de Abraham Telo, Miriam Nunes e Sílvia Sousa
Fisiologia da Audição - Daniela Marques, Rita Chaveiro, Margarida Espírito Santo e Mariana Dias
Sistema Auditivo - André Castro, Catarina Luz, Inês Silva e Joana Serpa
Sistema Nervoso Autónomo e Estruturas Cerebrais - Motivação e emoção (Lúcia Pereira, Maria Dias e Rafaella Nicolas)
Linguagem (Patrícia Maia, Sara Ferreira, Sílvia Vilas e Vanessa Rodrigues)
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
Orientações para o trabalho individual:
Elaboração de um relatório de uma aula prática à escolha até dia 17 de Dezembro, para pesar 10% na avaliação final. O relatório deve abordar portanto, o tema, ou temas, apresentados na aula escolhida, fazendo uma síntese dos conceitos abordados. Pode recorrer a fundamentação em textos e conter uma reflexão pessoal crítica. Não deve exceder as 1000 palavras.
Calendário de apresentações
Elaboração de um relatório de uma aula prática à escolha até dia 17 de Dezembro, para pesar 10% na avaliação final. O relatório deve abordar portanto, o tema, ou temas, apresentados na aula escolhida, fazendo uma síntese dos conceitos abordados. Pode recorrer a fundamentação em textos e conter uma reflexão pessoal crítica. Não deve exceder as 1000 palavras.
Orientações para o trabalho de grupo:
O Prof. J. Moreira, à medida que vai escrevendo as linhas orientadoras para cada texto, vai disponibilizando na sua página pessoal os mesmos. A entrega do relatório escrito deverá ser feita até duas semanas após a apresentação do trabalho na aula prática.Calendário de apresentações
Apresentações
Conceitos
Artigo: Keenan, T. (2002)
História
Trabalho P4 (Ivonne Zuzarte, Flávia Valente e Soraia Felizardo. As colegas avisam que o trabalho se encontra muito esquematizado e apenas com os principais tópicos, pelo que depois nos enviam a parte escrita desenvolvida).
Tema 3
Trabalho P4 (Ivonne Zuzarte, Flávia Valente e Soraia Felizardo. As colegas avisam que o trabalho se encontra muito esquematizado e apenas com os principais tópicos, pelo que depois nos enviam a parte escrita desenvolvida).
Tema 3
Maturacionais
Trabalho P1 (Joana Teixeira, Mariana Fernandes, Rita Ferreira e Sara Mourinha)
Trabalho P2 (Inês Raposo e Rita Lampreia)
Trabalho P1 (Joana Teixeira, Mariana Fernandes, Rita Ferreira e Sara Mourinha)
Trabalho P2 (Inês Raposo e Rita Lampreia)
Dinâmicos
The separation-individuation test of adolescence (Ana Rodrigues, Patrícia Costa e Sílvia Cardoso)
The separation-individuation test of adolescence (Ana Catarina Reis, Ana Filipa Ferreira, Joana Teotónio e Inês Valente)
Attachment security and adjustment to school in middle childhood (Marta Valadas, Joana Serpa, Maria Alves, Sara Loios e Teresa Barradas)
Temas 6 e 7
The separation-individuation test of adolescence (Ana Rodrigues, Patrícia Costa e Sílvia Cardoso)
The separation-individuation test of adolescence (Ana Catarina Reis, Ana Filipa Ferreira, Joana Teotónio e Inês Valente)
Attachment security and adjustment to school in middle childhood (Marta Valadas, Joana Serpa, Maria Alves, Sara Loios e Teresa Barradas)
Temas 6 e 7
Construtivistas
Contextuais
Orientação: Profª Sara Bahia
- Grupo 08: Texto de Vygotsky - O artigo sobre Vygotsky é o primeiro, de Carolina de Sousa. No mesmo documento têm o artigo do Professor Orlando Lourenço que pode ter informação complementar.
- Grupo 09: Texto de Bronfenbrenner - Artigos de apoio: Bronfenbrenner e Rogoff
- P1 Vygotsky (Filipa Teixeira, Pedro Oliveira, Sílvia Santos e Teresa Gil)
- P3 Vygotsky (Andreia Sofia Santos e Cláudia Pascoal)
- Vygotsky (Carina Pato, Andreia Bóia, Angélica Mesquita e Mónica Carvalho)
- Bronfenbrenner (Ana Rita Sousa, Cristina Ferreira, Inês Murteira e Raquel Simplício)
- Bronfenbrenner (Catarina Luz e Inês Silva)
- Bronfenbrenner (David Guedes, Inês Simões, Joana Correia e Rita Nogueira)
Tema 10
Orientação: Profª Sara Bahia
- Grupo 08: Texto de Vygotsky - O artigo sobre Vygotsky é o primeiro, de Carolina de Sousa. No mesmo documento têm o artigo do Professor Orlando Lourenço que pode ter informação complementar.
- Grupo 09: Texto de Bronfenbrenner - Artigos de apoio: Bronfenbrenner e Rogoff
- P1 Vygotsky (Filipa Teixeira, Pedro Oliveira, Sílvia Santos e Teresa Gil)
- P3 Vygotsky (Andreia Sofia Santos e Cláudia Pascoal)
- Vygotsky (Carina Pato, Andreia Bóia, Angélica Mesquita e Mónica Carvalho)
- Bronfenbrenner (Ana Rita Sousa, Cristina Ferreira, Inês Murteira e Raquel Simplício)
- Bronfenbrenner (Catarina Luz e Inês Silva)
- Bronfenbrenner (David Guedes, Inês Simões, Joana Correia e Rita Nogueira)
Tema 10
Avaliação
Cognição Visual
Guias para a realização dos posters científicos na UC Cognição Visual:
Site com templates de posters pré-definidos para download: http://www.posterpresentations.com/html/free_poster_templates.html
Cognição Visual
Guias para a realização dos posters científicos na UC Cognição Visual:
1) Um guia de construção de Posters para Estudantes de Manuel João Costa; Universidade dos Açores, Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento:
http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/guiaposter.pdf
2) Lorenzoni, P.J.; Souza,R.; Kohara, S.; França, J.C.; Rodrigues, G.A.; Carvalho, J.G. (2007). O Pôster em Encontros Científicos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 304 31 (3) : 296 – 303
http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/guiaposter.pdf
2) Lorenzoni, P.J.; Souza,R.; Kohara, S.; França, J.C.; Rodrigues, G.A.; Carvalho, J.G. (2007). O Pôster em Encontros Científicos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 304 31 (3) : 296 – 303
Site com templates de posters pré-definidos para download: http://www.posterpresentations.com/html/free_poster_templates.html
A primeira pergunta sobre a atenção será lançada entre a próxima semana (de 25.Out) e a seguinte. O professor vai informar acerca da bibliografia básica, mas têm de procurar complementá-la com mais informação de outras fontes bibliográficas. Não se podem limitar à bibliografia básica.
Trabalhos de grupo:
- Moving towards solutions to some enduring controversies in visual search (Mafalda Nunes e Maria Dias)
- Late maturation of visual space integration in humans; Human development of perceptual organization (Cláudia Pedro, Daniela Marques e Liliana Alves)
- The Philosophy and the Approach (Sílvia Sousa e Vanessa Rodrigues)
- Organização Perceptiva (Dorina Mendonça e Vanessa Coelho)
- The Theory of Information Pickup and Its Consequences (Bárbara Pereira e Inês Ribeiro)
- Attentional capture and inattentional blindness (Angélica Mesquita e Catarina Gomes)
- Category-especific recognition impairments for living and nonliving things (Ana Espírito Santo, Diogo Oliveira e Marco)
- Learning to see faces and objects (Lúcia Pereira e Soraia Felizardo)
Neurobiologia do Comportamento
Sistema Sensorial Somático (Inês Murteira, Mariana Fernandes, Miriam Nunes e Sara Mourinha)
Sistema do Hipocampo e Plasticidade Sináptica (Carina Gomes, Diana Marcos, Flávia da Conceição e Vanessa Rodrigues)
Córtex Motor e a Neurobiologia dos Movimentos (Bárbara Oliveira, Diogo Oliveira, Joana Correia, Jorge Miguel e Nádia Horta)
Sistema do Hipocampo e Plasticidade Sináptica (Carina Pato, Mariana Homem, Raquel Simplício e Rita Silva)
Psicologia das Relações Pessoais
Prazos de entrega dos trabalhos:
Individual e de grupo - 1ª época: 23.Dezembro
2ª época: 24.Janeiro
Análise Exploratória de Dados Multivariados
Análise Classificadora Hierárquica (Ana Rita Sousa, Débora, Teresa)
Análise exploratória da evolução do auto-conceito nos adolescentes através de modelos probabilísticos de classificação hierárquica (Ana Raquel Jorge e Madalena Gomes)
Applying Cluster Analysis in Counseling Psychology Research (Andreia Aguiar, Andreia Catarino e Tânia Martins)
Análise de Clusters (Catarina Luz e Inês Silva)