Mentorado 2010/2011

Bom dia!

Deixo-vos a informação relativamente aos mentorados do próximo ano:

"Se vais transitar para os 2º e 3º anos dos cursos de Psicologia ou de Ciências da Educação, és responsável, tens espírito de inter-ajuda, gostas de conhecer pessoas novas e estás motivado e disponível para ouvir e ajudar os teus colegas que chegarão já no início do próximo ano lectivo, faz a tua pré-inscrição como mentor até ao dia 14 de Maio através do link:

http://spreadsheets.google.com/viewform formkey=dGhrWnZfbER0bTUtdFk5M1RCOHduWlE6MQ 

E junta-te a nós no Workshop “Ser mentor” no dia 25 de Maio (em sala a definir), das 16h às 18h se és da Faculdade de Psicologia.

Reforça a tua identidade, ajudando os teus colegas a construírem a sua.

O que é o programa mentorado?

O Programa Mentorado promove relações de inter-ajuda, com o objectivo de facilitar a integração dos novos alunos no novo meio académico.

Distingue-se de outro tipo de relações de ajuda e/ou de ensino, devido ao seu propósito: actuar num processo de transição – ajudar alguém a passar de um papel para outro.

Sabe-se que o 1º ano pode ser, para a maioria dos alunos, um momento crítico. Os colegas que já passaram por esse momento podem minimizar esse impacto pelo conhecimento das dificuldades esperadas.

O Programa de Mentorado tem como objectivos:

1. a integração dos novos alunos

2. a promoção do bem-estar e do sucesso académico, em todos os participantes

Papel do Mentor

Ajudar os novos alunos, a:

· Conhecer a instituição, o seu funcionamento e o contexto geográfico em que se insere;
· Ter maior conhecimento do curso e do sistema de ensino;
· Ajustar as expectativas face à universidade e/ou curso;
· Facilitar a criação de uma rede de acolhimento de forma a evitar o isolamento social, proporcionando actividades que facilitam a integração social.
· Ajudar a definir os objectivos académicos dos novos alunos, escutando-os e partilhando com eles as suas experiências."
 
Beijinhos
Mariana Homem

Sem comentários:

Enviar um comentário